Instalando o Arch Linux 2009.08 em um
Dell Vostro 1310
Reuni nesse post alguns pontos para a instalçao do Arch Linux em um Vostro 1310. Na maioria dos sites pesquisados não havia nada completo... espero ajudar mais pessoas.
Ao dar boot pelo CD, entrar na 1a opção (Boot Arch Linux Live CD).
Ao concluir o boot, log-se como root e digite:
/arch/setup
isso iniciará o setup para a instalação.
1 - Selecionar a origem dos dados no caso escolha cd.
2. Set Clock para acertar o relógio
3. Prepare Hard Drive(s)
Eu sempre prefiro particionar o HD e com isso escolhi a opção 2.
Após alguns Oks... aparecerá a tela do cfdisk que é um particinador de disco.
Crie pelo menos 3 partições:
swap do tipo swap com uns 512MB
/boot do tipo ext2 com 32MB
/ pode ser do tipo reiserfs com 8GB
/home pode ser do tipo reiserfs o restante.
Caso queira, pode ser criado um /tmp.
depois na opção 3. Manually Configure block... deverão ser marcados cada partição com seu respectivo sistema de arquivo
PackagesApós a formatção, retorna-se para o Main Menu e na opção 4. Select Packages, deixei marcado somente o base.
Nesse momento, você poderá escolher quais outros "softwares" quer instalar.
Feito isso, na opção 5. Install Packages, irá instalar os pacotes selecionados...
em 6. Configure System, começa escolhendo o editor padrão do seu sistema (nano para os menos experientes em linux)
Aparecerá uma lista de arquivos para serem configurados edite:
/etc/rc.conf e altere:
LOCALE="pt_BR.ISO-8859-1"
KEYMAP="br-abnt2"
HOSTNAME="nome da sua máquina"
/etc/pacman.d/mirrorlist
descomente uma das linhas; Eu utilizo o Server FTP da Belnet (Belgium), porém os da Unicamp ou UFPR são bons também.
Root-Password irá definir uma senha para o usuário root (administrador)
em 7. Install Bootloader irá instalar o gerenciador de boot que por padrão é o GRUB.
em 8. Exit Install termirá a instalação.
Após o término da instalação, reinicie o micro (crtl+alt+del).
Ao voltar da reinicialização, log-se como root e crie um usuário (xyz):
useradd -m -G users,audio,lp,optical,storage,video,wheel,power -s /bin/bash xyz
Crie uma senha para o usuário criado:
passwd xyz
>>>USB
verifique no /etc/rc.conf em MODULES se tem o hal, senão insira.
MODULES=(... hal ...)
>>>Teclado
Para seu teclado funcionar como ABNT2, copie o arquivo 10-keymap.fdi
cp /usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/10-keymap.fdi /etc/hal/fdi/policy/
edite o arquivo /etc/hal/fdi/policy/10-keymap.fdi alterando o seguinte:
<merge key="input.xkb.layout" type="string">br</merge>
<merge key="input.xkb.model" type="string">abnt2</merge>
Salve e feche o arquivo.
Edite o arquivo /etc/PolicyKit/PolicyKit.conf e insira:
<match action="org.freedesktop.hal.power-management.shutdown">
<return result="yes">
</match>
<match action="org.freedesktop.hal.power-management.reboot">
<return result="yes">
</match>
>>>SOM
Insira em /etc/rc.local
modprobe -r snd-hda-intel
modprobe snd-hda-intel model=dell
>>> Wireless
Editar /etc/rc.conf e inserir no MODULES:
MODULES=(... r8169 ...)
para Wireless (Broadcom BCM4328 802.11b/g) instalar o yaourt:
editar /etc/pacman.conf e ao final do arquivo adicione o seguinte
[archlinuxfr]
Server = http://repo.archlinux.fr/x86_64
Salve e rode:
pacman -Sy base-devel yaourt
Editar /etc/pacman.conf e ao final do arquivo comente o seguinte
#[archlinuxfr]
#Server = http://repo.archlinux.fr/x86_64
Salve e rode:
yaourt -S wireless_tools broadcom-wl
rmmod br43
depmod -a
Finalmente, editar o /etc/rc.conf e colocar nos modules o wl. Ficará algo como :
MODULES=(lib80211_crypt_tkip wl !b43 !ssb ...
obs.: as ! são para não ativar os módulos
>>>Configurar Wireless
Edite/crie o arquivo /etc/wpa_supplicant.conf com:
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
eapol_version=1
ap_scan=1
fast_reauth=1
network={
ssid="minharede"
scan_ssid=0
bssid=00:00:00:00:00:00
proto=WPA RSN
key_mgmt=WPA-PSK WPA-EAP
pairwise=CCMP TKIP
group=CCMP TKIP
psk=123456zxcvbnm
priority=1
}
network={
key_mgmt=NONE
}
em bssid coloque o mac address do seu ap wireless e em psk, coloque a senha, mas faça conforme abaixo:
wpa_passphrase minharede 123456zxcvbnm
o resultado será o apresentado abaixo. Aí é só copiar o psk para o arquivo
network={
ssid="minharede"
#psk="123456zxcvbnm"
psk=7c160d069c768c22009f0fead9d41e52f4471e4a4e43f4bd2eecd24f0dcc2439
}
Salve as configurações e execute:
wpa_supplicant -Dwext -c /etc/wpa_supplicant.conf -ieth1 -B
iwconfig eth1 essid
dhcpd eth1
Nesse momento você deve estar conectado via wireless... Ah, não se esqueça de ligar o botão da wireless do lado direito do micro.
>>>Bluetooth
O bluetooth já é instalado por default e para utilizar no KDE, instale o kbluetooth...
pacman -S kbluetooth
>>Audio
pacman -S alsa-utils alsa-oss
su -xyz
alsamixer
coloque tudo acima de 90... ESC para sair.
para testar o som...
aplay /usr/share/sounds/alsa/Front_Center.wav
digite:
exit
alsactl store
para salvar as configurações.
pronto... configurações salvas.
>>>Modo Gráfico
pacman -Sy xorg
>>>Placa de Vídeo - nVidia
pacman -S nvidia
nvidia-xconfig
acrescentar em /etc/X11/xorg.conf dentro do Section Device:
Option "RenderAccel" "True"
Option "TripleBuffer" "True"
Option "NoLogo" "True"
Option "AGPFastWrite" "True"
Option "EnablePageFlip" "True"
>>>Fontes e KDE
pacman -S zlib shared-mime-info ttf-ms-fonts ttf-dejavu
pacman -S kde kde-l10n-pt_br
baixará quase 700MB.
>> Touchpad (Model: AlpsPS/2 ALPS GlidePoint)
pacman -S xf86-input-synaptics
>>>Softwares
=> VirtualBox
Baixar o tar.gz de http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=9753
tar -xzf virtualbox_bin.tar.gz
cd virtualbox_bin
makepkg
pacman -U PACKAGE-NAME.pkg.tar.gz
em /etc/rc.conf adicione vboxdrv na lista MODULES
MODULES=(... vboxdrv vboxnetflt vboxnetadp ...)
edite o /etc/fstab insira a linha abaixo para o guest acessar a USB:
none /proc/bus/usb usbfs auto,busgid=108,busmode=0775,devgid=108,devmode=0664 0 0
=> Firefox
pacman -S firefox flashplugin
=> OpenOffice em Protuguês Brasil
pacman -S openoffice-base openoffice-pt_br
=>Players de Audio e Video
pacman -S mplayer amarok
=> Gravador de CD/DVD
pacman -S k3b dvd+rw-tools libdvdcss
=> Editor de Imagens (similar ao Photoshop, só que melhor)
pacman -S gimp
=> Editor para arquivos .tex
pacman -S kile texlive-most
=> Java
pacman -S jre
=> Netbeans
pacman -S netbeans
=> Skype
yaourt -S aur/bin32-skype
obs.: a utilização do yaourt é problemática, pois ele baixa, compila, instala e executa comandos que estão dentro do arquivo baixado. Por isso, verifique os arquivos antes de continuar a instalação.